Sindhospi cobra definição do IPMT sobre reajustes de repasses
Assessoria

Na manhã desta sexta-feira (07), membros do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (Sindhospi) estiveram reunidos com o diretor administrativo do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (IPMT), Álvaro Inácio Silva Neto, e o gerente de assistência à saúde, George Hilário, para tratar dos reajustes dos repasses aos hospitais.

Durante o encontro, o Sindicato cobrou do IPMT o cumprimento de acordo estabelecido em relação aos reajustes da Radiologia. O presidente do Sindhospi, Dr. Jefferson Campelo, reforçou que o acordo foi definido ainda em 2015 e nunca foi cumprido. “Em três anos, nós tivemos 30% de aumento da nossa folha e não conseguimos repassar para as operadoras. Estamos apenas querendo que seja cumprido um acordo que está escrito. Não podemos ficar sem reajuste na Radiologia porque temos que pagar os profissionais, fornecedores, comprar filmes que são importados e arcar com a manutenção das máquinas, que muitas vezes é paga em dólar. Esses gastos não estão sendo levados em consideração”, declara.

O diretor administrativo do IPMT, Álvaro Inácio Silva Neto, alegou que a arrecadação do órgão está estagnada e não dispõe de recursos para gerir a folha. Ele afirmou que até sexta-feira que vem, dia 14 de julho, o Instituto dará um posicionamento em relação às reivindicações tratadas na reunião.

O presidente do Sindhospi, Dr. Jefferson Campelo, ressaltou ainda durante a reunião a dificuldade que o Sindicato enfrenta para conseguir agendar reuniões com a presidência do Instituto e acrescentou que a categoria vai paralisar os atendimentos caso não seja cumprido o acordo.

Durante a reunião, o Sindicato também cobrou um reajuste para a categoria de fisioterapia e uma melhoria em procedimentos pontuais dos hospitais. Segundo o assessor jurídico, Thiago Brandim, ficou decidido que os hospitais iriam repassar alguns procedimentos que estão causando prejuízos, para que nesses casos pontuais seja feito um reajuste.

Na ocasião, também foi discutida a dificuldade de cadastrar novos profissionais no corpo clinico dos prestadores. “A partir disso nos foi dito que o órgão adotará providências no sentido de regularizar essa dificuldade da rede prestadora perante o sistema”, finalizou o advogado.